Minha primeira Habilitação

15:18


Olá pessoal! finalmente tirei a minha sonhada CNH.
Acontece que aos 38 anos, depois de tanto protelar, sentir medo, e achar que não valia mais a pena conquistar esse sonho; Eu consegui.

Enfrentei muitas barreira mentais e voilà, finalmente posso dizer que sou uma pessoa habilitada, e como de costume irei compartilhar com vocês essa história.

Eu não esperava dizer isso, mas todo o processo foi relativamente fácil, e se tenho que condensar toda experiência em apenas duas dicas, essas são: tenha calma e estude que vai dar certo.

As pessoas tem o costume de espalhar o medo, quando perguntamos sobre como é o processo da primeira  habilitação, dizem que é muito difícil e que fulano reprovou, e que ciclano está a mais de dois anos tentando tirar a sua primeira habilitação. E honestamente esperava tudo isso, imagina a minha surpresa ao descobrir que tudo que precisava era manter a calma, estudar aquele livro que a auto escola disponibiliza e ficar atento as instruções de quem estava aplicando o teste/ensinando.

O processo para obter a primeira habilitação varia de estado para estado, mas você precisa pagar dois boletos que você pode emitir através do site do Detran do seu estado, o boleto da primeira fase é para os exames médicos e psicotécnicos, o boleto da segunda fase é referente a legislação e taxas da prova de trânsito. Não é nada muito complicado, mas o processo exige paciência.

Quando comecei a ter o desejo de tirar a habilitação, logo pedi para que um conhecido, me ensina-se o básico em relação a dirigir uma moto, e foi uma experiência horrível, era a primeira vez que eu andava de moto, e o sujeito me colocou para fazer baliza e não parava de gritar comigo. Depois disso criei uma barreira mental e simplesmente entrava em panico toda vez que tentava dirigir uma moto. 

Me sentia péssima, parecia que todo mundo conseguia dirigir e eu era a exceção, mas deixei um pouquinho de lado a moto, e paguei a um instrutor para que desse aulas de carro, e ele foi super paciente comigo e na quinta aula eu estava dirigindo muito bem. Foi aí que eu percebi que era capaz e superei o medo de dirigir uma moto, então leve a sério quando digo, que não precisa ter medo, se você se esforçar você consegue, pode parecer clichê mas é verdade.

Então irei passar algumas dicas básicas, que considero ser de grande valia para você condutor iniciante.

Não tenha medo!
Eu sei que muitas pessoas já passaram experiências desagradáveis com automóveis, e acabaram criando uma barreira enorme, alguns ao ponto de nem conseguir ligar a moto/carro. Tente com todas as suas forças superar isso, acredite você não é o único a passar por isso, e lembre-se você é capaz.

Seja Paciente ;)
Além da paciência que todo processo exige (devido a algumas burocracias). Você precisa ser paciente consigo, precisa entender que algumas pessoas simplesmente aprendem com mais facilidade que outras, e isso não o torna inferior, apenas um ser singular.

Posts Similares

0 comentários